Seguindo passos de Tarantino, Pedro Almodóvar será homenageado na França

O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz

Seguindo os passos de Clint Eastwood (2009), Milos Forman (2010). Gerard Depardieu (2011), Ken Loach (2012) e Quentin Tarantino (2013), Pedro Almodóvar receberá o 6º Prêmio Lumière neste ano no Festival francês Lumiere, que acontece na cidade de Lyon entre os dias 13 e 19 de outubro.

Assim como Tarantino, Almodóvar vai programar uma seleção de filmes sob o título Almodóvar: Mi História del Cine. De acordo com a imprensa francesa, o diretor espanhol receberá a homenagem ao lado de sua musa Penélope Cruz.

Em 2013, O diretor de “Cães de aluguel”, “Bastardos inglórios” e “Django livre”, entre outros sucessos, deu um show à parte, dançando como o ator John Travolta no cultuado “Pulp fiction – tempo de violência”.

Segundo Tarantino, o cinema é sua religião e a França, “seu Vaticano”. O diretor manifestou sua alegria em receber o prêmio na cidade onde se criou o cinema e onde os pais dos irmãos Lumière se conheceram. Desse modo, brincou, “o cinema foi inventado, e eu tive uma coisa para fazer”.

O diretor-geral do Festival Lumière, Thierry Frémaux, e o presidente do Institut Lumière, Bertrand Tavernier, destacaram a ampla cultura cinematográfica de Tarantino.

Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: