Tormento profundo

“Lovelace” é um tanto de como se constrói um mito na nação de oportunidades chamada Estados Unidos. Por Orlando Margarido

por Orlando Margarido -Carta Capital
Linda Lovelace

Lovelace
Rob Epstein e Jeffrey Friedman

É um tanto de como se constrói um mito na nação de oportunidades chamada Estados Unidos de que trataLovelace, em cartaz a partir da sexta 13. Apenas as circunstâncias são diferentes na ascensão, por exemplo, de um político, ou de um empreendedor, e agora se prestam a um estrato mais abaixo se comparado à carreira de um presidente como Kennedy ou um empresário como Steve Jobs.  Mas o mecanismo de encontrar a chave certa para se fazer bem-sucedido é o mesmo e engole a jovem Linda Boreman (Amanda Seyfried), tornada atriz pornô como Linda Lovelace pela exploração do marido, um gigolô.

Os diretores Rob Epstein e Jeffrey Friedman são documentaristas experientes, mas preferiram contar o destino da estrela de Garganta Profunda pela via ficcional. Por um lado, isso garante uma noção dramática mais intensa e cabível à vida de Linda e, por outro, provoca falhas na estrutura do roteiro e enfraquece situações e interpretações. Nesse caso incluem-se os pais de Linda, especialmente a mãe (Sharon Stone), dados como pessoas conservadoras que não enxergariam a trajetória da filha.

Mais bem delineada é a figura do marido e diretor (Peter Sarsgaard), que aos poucos seduz Linda a atuações mais explícitas e a torna sua presa, num jogo psicológico e manipulador. Visto pelos olhos da protagonista, o tema torna-se não só seu mergulho sem volta nesse mundo de regras asfixiantes, mas também um conceito do papel feminino na sociedade que começava a se emancipar naqueles anos 1960 e 1970.

Next Post
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: