Lanterna Verde original é o novo personagem gay da DC Comics

A DC Comics informou recentemente que mudaria a orientação sexual de um de seus super-heróis consagrados na reformulação editorial, conhecida como Novos 52, a que está submetendo todo o seu universo de personagens. Agora, a editora oficializa o nome do personagem.

O roteirista James Robinson, responsável pela mudança, informou que Alan Scott, o Lanterna Verde original, foi o escolhido. Veja imagem na galeria que o mostra beijando outro homem.

O personagem é um herói já estabelecido e proeminente, que faz parte do Universo DC há 72 anos. Mas talvez para evitar controvérsia, o escolhido a sair do armário vive hoje na Terra 2, uma das realidades alternativas do Universo DC. Ele não deve ser confundido com o Lanterna Verde Hal Jordan, protagonista de um recente filme. Alan Scott surgiu em 1940, durante a chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, quando o Lanterna Verde tinha seus poderes explicados com uma mistura de misticismo e profecia, ao contrário do Lanterna Verde pós-1959, que redefiniu o personagem escorado na ficção científica espacial.

Scott chegou a figurar brevemente na DC pós-recomeço editorial: teve uma breve participação no primeiro número de Earth 2, série que estreou este mês nos EUA. A novidade será mostrada na edição número dois de Earth 2, que sai em junho nos EUA – veja prévia na galeria.

[ATUALIZADO, 12h] Enquanto isso, outro roteirista, James Robinson adiantou: vem mais por aí. Em entrevista ao site da revista The Advocate, Robinson diz que: “Tem outro personagem [gay] mais para a frente, mas é um personagem que vai demorar para aparecer, então talvez seja cedo demais para falar nele. Alan Scott não será o único personagem gay em Earth 2, eu garanto.”O escritor também comentou que também haverá mudanças de gênero – heróis que vão virar heroínas, ou vice-versa – e de raça em Earth 2. O Eléktron, por exemplo, deve ganhar versão feminina.

As ações são parte de um esforço da indústria de quadrinhos – que inclui o primeiro casamento gay na Marvel – de diversificar seus personagens, tornando-os mais coerentes com a diversidade do próprio público.


Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: